Pavilhão Central

<font color=0094E0>Homenagem ao pintor Rogério Ribeiro</font>

No ano em que deixou de estar entre nós, a Festa do Avante!, no seu Pavilhão Central, acolhe uma exposição evocativa da vida e da obra do artista plástico Rogério Ribeiro, com a presença de mais de 80 obras do autor. Exposição que, aliás, contou com o seu entusiasmo e disponibilidade de colaboração antes do seu súbito falecimento.
Uma visita pela sua magnífica obra enquanto um dos maiores artistas plásticos do nosso país. Na sua actividade sempre ligou a arte à vida, pintando a dureza da luta quotidiana pela sobrevivência e a luta política, cruzando-a com a poética da alegria de viver, de festejar o amor.
Rogério Ribeiro foi um artista do século XX, integrando os movimentos artísticos que lutaram pela modernidade cultural do nosso país. Pintor das narrativas da vida e da transfiguração da vida, ilustrou vários livros e foi fundador da Cooperativa Gravura e da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada, relevantes no panorama artístico nacional.
Desempenhou ainda um relevante papel no ensino artístico em Portugal após o 25 de Abril. Foi membro do Comité Central do PCP e um construtor da Festa do Avante!.

Os cinco sen­tidos
Sentir a vida, trans­formar o mundo!

O Espaço da Ciência tem abordado, ao longo das várias edições da Festa, temas como a astronomia, a física, a robótica, os materiais e as suas propriedades, a água, a energia, a fome, os recursos geológicos, os transportes terrestres, entre outros. Este ano estará patente uma exposição que tem por base os cinco sentidos.
Como comunicar sem um ou mais sentidos? Será a nossa visão igual à dos outros animais? Podemos saber a idade de uma estrela apenas olhando para ela? Qual a relação entre o nosso equilíbrio e a nossa audição? Porque sentimos calor e frio?
Estas são algumas questões que serão abordadas este ano no Espaço Ciênci@vante!, propondo aos visitantes uma incursão pelos cinco sentidos humanos e embarcando numa viagem pela transformação do nosso mundo. Não podemos esquecer que as nossas acções e interpretações sobre o meio que nos rodeia estão amplamente ligadas à nossa capacidade de percepcionar a informação que nos chega a cada momento.
O Espaço Ciênci@avante! vai contar ainda com módulos de Astronomia e Física, com a colaboração, respectivamente, do astrónomo Máximo Ferreira e do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico. Nesta área interactiva estarão disponíveis de uma forma lúdica, rigorosa e ao mesmo tempo apelativa, experiências e observações que irão pôr em prática alguns assuntos levantados pela exposição.

Des­porto
«O papel das co­lec­ti­vi­dades na for­mação de atletas de alto ren­di­mento»

Este ano, o tema central do desporto, na Festa do Avante!, será «O papel das colectividades na formação de atletas de alto rendimento». Neste sentido, sábado, às 18 horas, no Pavilhão Central, vai se realizar um debate que contará com a presença de Melo de Carvalho e Miguel Tiago. Estarão ainda presentes um elemento da Federação Portuguesa de Atletismo e outro da Associação de Colectividades do Concelho do Seixal.


Mais artigos de: Em Foco

<font color=0094E0>Lutar e resistir contra o imperialismo</font>

O Espaço Internacional da Festa do Avante! vai dar destaque, este ano, à «Perigosa e explosiva situação no Médio Oriente» e ao «50.º aniversário da Revolução Socialista Cubana». Ali, o visitante poderá acompanhar como os trabalhadores e os povos, com os partidos comunistas e progressistas, dão resposta à ofensiva do imperialismo e desbravam os caminhos da alternativa socialista. Em entrevista ao órgão central do PCP, Ângelo Alves falou das guerras que abalam o mundo e do aumento da luta progressista e revolucionária dos povos.

<b><font color=0094E0>O Partido em luta de Norte a Sul do País</b></font>

Percorrer os espaços das Organizações Regionais do PCP na Festa do Avante! é ficar a par da cultura, das tradições e modos de vida, do artesanato, dos vinhos e da gastronomia locais, em destaque nos bares, restaurantes, bancas e stands presentes. Mas é, com redobrada pertinência, uma oportunidade para tomar contacto com a intensa e quotidiana actividade do Partido em torno dos interesses do povo e do País.

<font color=0094E0>Grande Gala de Ópera</font>

Vincenzo Bellini (1801-1835)Lídimo representante do bel-canto a sua importância como músico compositor circunscreve-se ao domínio da ópera, não tendo deixado à posteridade nenhum outro tipo de obras dignas de atenção. Começou por aprender piano com o pai, tendo depois estudado composição com o avô. Em 1819 foi estudar...

<font color=0094E0>Ir e voltar</font>

TST Cacilhas/FestaSexta, sábado e domingo: As carreiras n.º108 asseguram transportes entre as 06h25 e as 00h40. Sexta, sábado e domingo: As carreiras n.º112 asseguram transportes entre as 07h10 e as 22h50. Sexta-feira: As carreiras n.º113 asseguram transportes entre as 07h15 e as 20h40. Sábado e domingo: Carreira n.º113...